Mascote

Conheça a mascote do nosso evento

Através do concurso cultural realizado pela Comissão Organizadora do I Seminário de Educação Matemática, o trabalho desenvolvido pela aluna CAMILA MENDES MOREIRA, estudante do 1º ano B, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFNMG – Campus Salinas, foi eleito para a composição da nossa mascote (figura abaixo).


Talleto
  
É sabido que os camaleões, assim como os lagartos, representavam sabedoria divina e era sinal de boa sorte no Egito e na Grécia. Vale lembrar também que os povos antigos do Egito e da Grécia  contribuíram grandiosamente para o desenvolvimento da Matemática. Parece que tiveram uma ajudinha da nossa mascote, não é?

Além disso, a mascote traz em sua cauda a sequência de Fibonacci, uma das sequências matemáticas mais conhecidas pela comunidade acadêmica. Tal sequência pode ser encontrada em diversas situações do nosso cotidiano, como por exemplo: 
 
 Na natureza
 Na arquitetura
Na arte

Posteriormente, por meio de votação, foi escolhido o nome Talleto para a nossa mascote. Tal nome é uma alusão ao grande matemático Talles de Mileto (640 - 564 a.C.), um dos "sete sábios" da Antiguidade, precursor da geometria demonstrativa, filósofo, astrônomo, engenheiro, um verdadeiro gênio. Confira a seguir um pouco da vida desse grande matemático:

Tales de Mileto


"Segundo parece, Tales começou sua vida como mercador, tornando-se rico o bastante para dedicar a parte final de sua vida ao estudo e a algumas viagens. Diz-se que ele viveu por algum tempo no Egito, e que despertou admiração ao calcular a altura de uma pirâmide por meio da sombra. De volta a Mileto ganhou reputação, graças a seu gênio versátil, de estadista, conselheiro, engenheiro, homem de negocios, filosofo, matemático e astrônomo. Tales e o primeiro personagem conhecido a quem se associam descobertas matemáticas. Em geometria, creditam-se a ele os seguintes resultados elementares:




1. Qualquer diâmetro efetua a bissecção do círculo em que e traçado.

2. Os ângulos da base de um triangulo isósceles são iguais.

3. Ângulos opostos pelo vértice são iguais.

4. Se dois triângulos têm dois ângulos e um lado em cada um deles respectivamente iguais, então esses triângulos são iguais. [Tales talvez tenha usado esse resultado na determinação que fez da distância de um navio a praia]

5. Um ângulo inscrito num semicírculo e reto. (Este resultado era do conhecimento dos babilônios cerca de 1400 anos antes.)

O valor desses resultados não deve ser aquilatado por eles mesmos, mas antes pela crença de que Tales obteve-os mediante alguns raciocínios lógicos e não pela intuição ou experimentalmente." (EVES, 2011, p. 95).

Uma escolha apropriada para o nome da nossa mascote, certo?

COMISSÃO ORGANIZADORA