Apresentação



A I Semana da Matemática do IFNMG que será realizada entre os dias 24 a 26 de Outubro na cidade de Salinas, MG, surgiu dos esforços colaborativos entre estudantes e professores do IFNMG em função do Biênio da Matemática 2017-2018 que foi proclamado pelo Congresso Nacional, por meio da Lei Ordinária 13.358 de 07 de novembro de 2016.

O IFNMG está alinhado a esse movimento e durante esses dois anos serão desenvolvidas diversas atividades, tais como feiras de ciências, palestras, oficinas, mesas-redondas e grupos de estudo. A I Semana da Matemática (SEMAT), coroará estes esforços no sentido de promover a Matemática no âmbito do IFNMG.

Em 2016, foi realizado o I Seminário de Educação Matemática, cujo tema foi “A história da matemática: Contexto histórico e suas relações no processo de Ensino Aprendizagem”  que teve por objetivo promover e propagar pesquisas em História da Matemática, proporcionar um debate entre alunos e professores sobre o tema visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e difundir sua história entre professores do ensino fundamental, médio e superior e entre alunos de graduação. Este Seminário visou atender alunos e professores de Salinas e municípios circunvizinhos e contou com mais de 300 participantes.

Houve uma participação significativa da comunidade escolar nesse seminário, superando as expectativas dos organizadores, o que mostra a necessidade de promover mais eventos na área da Matemática na região.

Dessa forma, com a realização deste evento, pretendemos contribuir significativamente para o desenvolvimento social, cultural e intelectual, visando incentivar o estudo da Matemática e o raciocínio lógico/abstrato popularizando a matemática, produzindo experiências que tratam a Matemática como linguagem.

Convidamos a todos os interessados a virem participar desse evento, pois estamos a prepará-lo com muito entusiasmo e profissionalismo. Faça aqui a sua inscrição!
 
Aos visitantes, a cidade de Salinas tem a mostrar o melhor da sua gastronomia, histórias, pessoas hospitaleiras e a sua fama pela produção de cachaça. Aguardamos a sua presença!